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Sindicato: 5 dicas para melhorar a comunicação interna e com os associados

Por Mandua Tecnologia / 26 de julho de 2021

Conhecer novas dicas para melhorar a comunicação interna e com os associados é de extrema importância para que uma instituição cresça e aprimore o seu relacionamento.Sendo assim, surgem os seguintes questionamentos: como se comunicar? O que comunicar? De que forma eu posso passar informações sobre a Federação, Sindicato ou Associação para os demais membros?

Portanto, neste artigo, você conhecerá 5 dicas cruciais para melhorar a comunicação interna e com os associados.

Afinal, cultivar um relacionamento interno e externo efetivo contribuirá para o clima organizacional da empresa, além de manter a sua equipe motivada, engajada e bem informada.

Vem com a gente!

Obtenha conteúdo de relevância para melhorar a comunicação interna e com os associados

Antes de iniciar qualquer tipo de interação com seus associados, busque deixar claro o que você pretende comunicar e garanta que será uma informação relevante.

Através dessa prática, você terá maiores chances de que o seu conteúdo seja levado em consideração pelas pessoas.

Dessa forma, antes de iniciar qualquer comunicação, coloque em um rascunho todas as informações necessárias sobre o que você pretende comunicar.

Após reler tudo, faça os ajustes necessários e só então encaminhe a mensagem para os colaboradores da sua instituição.

Escolha o melhor canal para se comunicar

Não adianta realizar uma comunicação clara e efetiva se você não souber escolher o canal correto para iniciar essa transmissão.

Além disso, é essencial conhecer bem o canal para escolher a melhor opção para a sua mensagem. Afinal, cada uma delas possui uma finalidade distinta.

Veja a seguir um pouco sobre quatro canais muito utilizados pelas empresas:

1- E-mail

O e-mail é usado muitas vezes para transmitir conteúdos mais sérios e que necessitam de atenção, como avisos corporativos, contratos, mudanças de cargos, entre outros.

2- WhatsApp

Esse popular aplicativo possui uma versão exclusivamente para negócios, o WhatsApp Business.

Através dele, é possível apresentar o seu negócio, salvar recados automáticos e até informar os horários de funcionamento quando um associado entrar em contato.

3- Facebook e Instagram

Essas duas redes sociais são muito utilizadas pelas pessoas e pode ser uma ótima forma de você divulgar o seu negócio. Entretanto, é essencial que você identifique o nicho do seu público-alvo antes de iniciar qualquer estratégia nelas.

Utilize sempre um vocabulário adequado

Seja na comunicação interna ou com os associados, é necessário que você transpareça profissionalismo e seriedade. Entretanto, em alguns casos, você não precisa exagerar na formalidade.

Atente-se ao horário em que você irá se comunicar

Outra dica para você melhorar a comunicação é se atentar aos hábitos dos membros de sua instituição.

Dessa forma, você precisa pensar qual é o melhor horário para enviar determinada mensagem.

Por exemplo, geralmente o melhor horário para o envio de um e-mail é na parte da manhã, quando as pessoas estão iniciando a sua rotina.

Já no caso das redes sociais, um bom horário seria no período da tarde, enquanto as pessoas estão descansando.

Seja transparente para melhorar a comunicação interna e com os associados

Por fim, para que você consiga uma boa comunicação interna e com os associados, preze sempre pela transparência.

Afinal, só assim você passará confiança no assunto que deseja comunicar, seja para pedir uma ajuda ou para motivar toda uma equipe.

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