Ir para o conteúdo

MANDUÁ TECNOLOGIA

default-logo
Menu
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SOLUÇÕES
    • SISTEMA DE VOTAÇÃO ONLINE
    • INTELIGÊNCIA SINDICAL
    • INFRAESTRUTURA DE TI
    • WEB
  • MATERIAIS
  • CONTATO
Menu
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SOLUÇÕES
    • SISTEMA DE VOTAÇÃO ONLINE
    • INTELIGÊNCIA SINDICAL
    • INFRAESTRUTURA DE TI
    • WEB
  • MATERIAIS
  • CONTATO
FALE CONOSCO

Reforma trabalhista no Brasil: o que muda aos sindicatos?

Por Lino Reuters / 24 de agosto de 2017

Confira como a Reforma Trabalhista no Brasil influenciará as ações sindicais e sua representatividade

A Reforma Trabalhista no Brasil, enviada pelo governo ao Congresso Nacional e aprovada no Senado, também foi sancionada por Michel Temer.

Com isso, a reforma altera mais de 100 pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além da prevalência do acordado sobre o legislado.

Ou seja, a reforma prioriza os acordos e negociações coletivas sobrepondo a lei, ao invés de atender às rígidas normas da CLT, mesmo que estes acordos não sejam benéficos para o trabalhador.

Dentre os aspectos que serão alterados, muitos levantaram questões acerca da retirada de direitos trabalhistas. Como mudança das férias, jornadas de trabalho, regulamentações de trabalhos remotos e muitas outras.

O que você precisa saber sobre a Reforma Trabalhista no Brasil em sua entidade sindical

\"reforma

Além de diversos pontos que deverão ser alterados na lei atual, a principal mudança às entidades sindicais é o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical.

Michel Temer ainda informou a possibilidade de substituir o imposto sindical que deve ser regulamentado por Medida Provisória.

O que está em debate é que o novo modelo pode ter aprovação anual do valor a ser pago, enquanto empregadores e funcionários devem debater reajuste de salário também anual.

O que é a contribuição sindical?

Presente hoje na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nos artigos 578 e 591, a contribuição sindical é o recolhimento feito pelo empregador.

Os recursos, em seguida, são rateados e as entidades representantes ficam com a maior parte. Este é também chamado de imposto sindical.

Como funciona?

Neste caso, o valor é descontado diretamente da folha de pagamento. Corresponde a um dia de trabalho do funcionário, calculado com base na remuneração total.

Até então era existente já que, segundo a legislação trabalhista, todo e qualquer trabalhador pertence a uma categoria profissional.

Portanto, contribuem com as respectivas entidades sindicais que os representam.

Qual o objetivo da contribuição sindical?

O objetivo desse tipo de contribuição é apoiar toda e qualquer atividade da entidade sindical.

Afinal, é por meio de instituições sindicais que os interesses e direitos de cada categoria são defendidos e representados.

Para manter as despesas da entidade, promover atividades e movimentos, além de toda a estrutura para o benefício dos trabalhadores, é feito então o recolhimento em folha de pagamento.

Assim, é garantido que a entidade apoie e defenda direitos trabalhistas!

Com a Reforma Trabalhista no Brasil, o que acontece?

1. Agora, com a Reforma Trabalhista no Brasil, esta contribuição sindical que explicamos acima deixa de ser obrigatória e se torna facultativa.

2. Uma segunda mudança que influenciará as ações sindicais é que o artigo 477 da nova lei deve acabar também com a homologação pelos sindicados.

Ou seja, não haverá mais a autenticação obrigatória das entidades sindicais para o desligamento dos funcionários (com mais de um ano).

Portanto, a Reforma Trabalhista levará a novos desafios para evitar o enfraquecimento dos sindicatos e, como consequência, a falta de representatividade dos trabalhadores.

Segundo o Ministério do Trabalho, atualmente existem 16.665 sindicatos no Brasil.

Representação nas empresas

Os direitos de representantes dos trabalhadores nas empresas também serão alterados. Agora, 3 empregados poderão ser escolhidos para representarem os trabalhadores em empresas com, no mínimo, 200 funcionários.

Eles podem realizar negociações com os empregadores e não precisam ser sindicalizados.

Reforma Trabalhista no Brasil: o que deve afetar

O desconhecimento sobre direitos trabalhistas faz com o que o empregado recorra ao sindicato para obter informações e instruções sobre suas ações e deveres.

Com a nova legislação, o amparo das entidades sindicais pode ser enfraquecida. Em contrapartida, os sindicatos precisarão fortalecer sua presença de maneira significativa na busca por representatividade e apoio.

Para isso, o uso da tecnologia e comunicação será fundamental para as entidades. A Pandora possui soluções especialmente nesses aspectos, para uma gestão ideal e perfeita comunicação de sindicatos e sindicalizados.

Confira em nosso site e saiba como estar à frente nas transformações dos direitos trabalhistas no Brasil.


Previous

5 técnicas para aumentar a filiação sindical

Next

Melhores ferramentas para administrar a relação de filiados sindicais

Vamos
conversar?

Entenda como podemos ajudar sua entidade a crescer com tecnologia.
 

Logo Manduá

Tecnologia que Cuida e Conecta

A Manduá entrega soluções seguras e eficientes para sindicatos e entidades, garantindo que suas operações sejam ágeis e confiáveis.

Oferecemos sistemas de votação online, infraestrutura de TI, sistemas para inteligência sindical como ERPs e serviços de desenvolvimento web, sempre com um atendimento próximo e comprometido.

Mais do que tecnologia, somos parceiros estratégicos que protegem e fortalecem organizações, garantindo segurança, participação e inovação com responsabilidade social.

Links

Quem Somos

Blog

Clientes

Política de Privacidade

Termos de Uso

Soluções

Manduá Votação

Manduá Infraestrutura

Manduá Inteligência Sindical

Manduá Web

Termo de uso

Política de Privacidade

Contato

  • (11) 97230-1793
  • comercial@mandua.com.br
  • @manduatech
  • /manduatech
  • Linkedin Manduá
  • Youtube

Endereço

Rua 24 de maio, 77 – 15 andar
Cj: 1504 – CEP: 01041907

Suporte Técnico

  • remoto.mandua.com.br
Copyright © 2025 MANDUÁ TECNOLOGIA
Rolar para cima
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de PrivacidadeContinuar