Um modelo de plano de marketing é um guia fundamental para ações estratégicas do sindicato
Sua entidade sindical já cogitou utilizar um modelo de plano de marketing para guiar ações estratégicas para a categoria?
Se ainda não, saiba que, para uma ação eficiente e melhores resultados, contar com esse modelo é mais do que fundamental para suas estratégias sindicais.
Quer entender melhor? Então, veja como montar um modelo de plano de marketing básico para seguir!
Modelo de Plano de Marketing: O que é?

Um plano de marketing nada mais é do que um documento de definições e orientações, que serve como guia de ações com um determinado objetivo.
Também pode ser considerada uma potente ferramenta de gestão, porque auxilia a organização em suas ações, identificando poucos positivos, negativos, mudanças necessárias e processos.
Etapas de um plano de marketing
Um bom modelo deve conter três etapas importantes para sua realização e para o alcance de resultados positivos.
1. Planejamento: Está relacionado com a entidade sindical e uma análise sobre o ambiente, como categoria, público-alvo, objetivos, metas, pontos positivos e negativos e outras estratégicas de marketing;
2. Implementação: Parte para a execução das estratégicas de marketing com um plano de ação;
3. Avaliação: Análise das ações já executadas, conforme o planejado.
Composto de marketing: entendendo os cinco P\’s
Para um plano de marketing, leve em consideração cinco elementos essenciais:
Produto: No caso de sindicatos, os produtos, em sua maioria, são intangíveis;
Preço: Os valores de seus serviços;
Praça: Pode se referir à estrutura, meios de distribuição, sistema operacional e localização;
Promoção: Refere-se ao estímulo de consumo de seu serviço, relacionado às necessidades de sua categoria,
Pessoas: Elemento fundamental para a entidade sindical, é preciso que os funcionários tenham conhecimento do plano de marketing e seus objetivos claros.
Pesquisa de mercado: sua importância no plano de marketing
A pesquisa de mercado, geralmente, é utilizada para entender como o consumidor enxerga sua empresa, marca ou serviço. No caso dos sindicatos, a pesquisa deve estar diretamente relacionada à percepção de sua categoria com o seu sindicato.
Pode ser baseada em dados quantitativos, qualitativos ou até mesmo uma pesquisa combinada, em que agrega as duas estatísticas de uma só vez.
Faça essa pesquisa para entender a fundo as necessidades de sua categoria e suas expectativas, bem como níveis de satisfação e conhecimento sobre a entidade sindical.
Desta forma, você terá uma grande vantagem para tomar decisões mais assertivas em suas estratégias, antecipar problemas e encontrar boas soluções para seu sindicato.
O planejamento de marketing para o sindicato
Após sua pesquisa de campo, é preciso responder perguntas fundamentais para o próximo passo, o planejamento!
Por isso, pergunte-se: onde estamos? Para aonde queremos ir? Como chegaremos até lá? Selecione também os pontos fortes e pontos fracos de sua entidade sindical para identificar oportunidades e ameaças.
Por fim, crie um planejamento de marketing sindical dentro de um cronograma bem estruturado, em que é possível checar datas e responsáveis por suas tarefas, dessa forma:
- 1. Ações (O quê?);
- 2. Período (Quando?);
- 3. Como;
- 4. Responsável (Quem?);
- 5. Custo (Quanto?).
Nesse planejamento, inclua o que deve ser feito levando em consideração um plano de marketing tradicional e digital, como mídias sociais, e-mails, sites e outros canais para potencializar a comunicação e atingir o maior número de pessoas.
Importante mesmo é ser fiel aos objetivos e metas estipuladas conforme as necessidades de sua categoria sindical. Você ainda pode contar com a ajuda da Pandora para potencializar sua comunicação.
Fale conosco e deixe seus comentários abaixo!